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12. Praticar esportes  

Os nados “de peito”, “crawl” ou “delfim” podem ser danosos à zona lombar e cervical quando os movimentos de respiração forem muito descoordenados e violentos. O nado “de costas” é uma ótima alternativa para quem tem problemas na coluna vertebral.

Andar de bicicleta é ótimo para o sistema cardio-respiratório. Sente-se sempre com as costas aprumadas e o selim regulado corretamente. Não deite sobre o guidom com as costas arredondadas.

O jogging é uma prática saudável, desde que a pessoa observe a utilização de um calçado adequado. Mantenha o corpo levemente inclinado à frente mas aprumado nas costas, contraindo o abdômen, deixando o balanço dos braços solto e natural e o olhar para o horizonte.

     
     
13. Deslocar objetos pesados

Ao deslocar armários, empurre com as costas ou coloque um pano embaixo dos pés do armário ou móvel, para deslizar melhor. Para colocar o pano, incline o móvel com a ajuda de uma pessoa.

 
     
14. Dirigir automóvel

Sente com as costas sempre bem apoiadas e com proteção atrás da cabeça, mantendo os braços quase totalmente estendidos.

A pelve deve estar um pouco mais baixa que os joelhos e estes ligeiramente flexionados.

 
     
15. Recomendações complementares

Quando for necessário transportar objetos pesados e volumosos, coloque-os sobre um dos ombros.

Divida o peso das sacolas de supermercados em ambas as mãos e carregue as caixas ou engradados bem junto ao corpo.

Quando tiver dores nas costas, procure deitar na posição “em degraus”, ou apoiar-se de costas contra uma parede, mantendo os pés afastados 20 cm da mesma, joelhos levemente flexionados, abdômen contraído, retificando a zona lombar e cervical.

 
     
16. Sentar o levantar da cadeira  

Movimento aparentemente simples mas que requer cuidados.

Ao sentar ou se levantar, apóie as mãos nos joelhos e mantenha as costas aprumadas.

 
   


CUIDE DE SEU CORPO

  • Movimente-se
  • Mantenha as costas aprumadas
  • Ao curvar o tronco para a frente, flexione os joelhos
  • Não levante peso excessivo
  • Ao transportar objetos, divida-os e mantenha-os bem perto do tronco
  • Quando sentado, mantenha os joelhos acima dos quadris e apóie a parte superior das costas
  • Ao ficar em pé, evite ambas as pernas hiper-estendidas
  • Quando deitado, flexione o quadril e os joelhos

O seu corpo agradece!

   

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